163.206 novos empregos criados em 2024
O estado do Paraná teve um saldo positivo de mais de 163 mil novos empregos criados entre janeiro e outubro de 2024. 331 municípios registraram mais contratações do que demissões no ano, o que representa 83% das 399 localidades. Essa situação contribuiu para que o Paraná tivesse o terceiro maior volume de trabalhadores ingressando ou retornando ao mercado de trabalho formal em 2024. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Desempenho por município
Curitiba liderou as contratações no estado, registrando 45.915 novas vagas de emprego com carteira assinada, correspondendo a 28,1% das vagas. São José dos Pinhais, Colombo, Araucária, Pinhais, Fazenda Rio Grande e Campo Largo também apresentaram bom desempenho. Já no interior do estado, destacaram-se Londrina, Maringá e Ponta Grossa. E na região Oeste, Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu tiveram uma parcela importante de contribuição no resultado estadual. Confira o total de vagas por município de janeiro a outubro de 2024.
Saldo positivo em todos os setores
Todos os segmentos analisados pelo MTE apresentaram saldo positivo de vagas criadas em 2024 no Paraná. O setor de serviços foi o destaque, com 81.314 empregos com carteira assinada a mais até outubro. Em seguida, aparecem a indústria, o comércio, a construção civil e a agropecuária.
Equilíbrio na geração de empregos
82.111 homens e 81.095 mulheres ingressaram no mercado de trabalho formal no Paraná, mantendo um equilíbrio na geração de empregos por gênero. Na faixa etária de 18 a 24 anos, houve maior volume de contratações. As vagas para quem possui até o ensino médio completo representam a maior parte das novas oportunidades de trabalho, seguidas por ensino médio incompleto e ensino fundamental completo. Apenas a faixa etária acima dos 65 anos apresentou saldo negativo.
Tags
- Empregos
- Paraná
- MTE
- Caged
- Curitiba
Júlio Rossato