Black Friday 2024: E-commerce brasileiro movimenta mais de R$ 1,7 bi no esquenta
Transações superiores a R$ 1,7 bilhão foram registradas no e-commerce brasileiro durante o “esquenta” da Black Friday, na última quinta-feira (28), representando um aumento de 5,8% em relação ao ano passado. É o que mostra o levantamento Hora a Hora, da Confi.Neotrust, empresa de inteligência de dados, em parceria com a ClearSale, especializada em soluções antifraude.
Hora a Hora
O monitoramento Hora a Hora é elaborado a partir de dados dos sites oficiais das marcas durante todo o mês de novembro. Entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro, as atualizações são realizadas a cada hora.
Pedidos e ticket médio
No período entre 00h e 23h59 da quinta-feira, foram feitos 3,3 milhões de pedidos, uma alta de 1,1% em comparação ao mesmo período de 2023. O ticket médio deste ano foi de R$ 482,32, 5,9% maior do que em 2023, segundo o levantamento.
Produtos mais vendidos
Os cinco produtos mais vendidos na quinta-feira foram: eletrodomésticos (13,6%), telefonia (9,8%), eletrônicos (8,8%), moda e acessórios (7,9%) e ar e ventilação (6,6%).
Meios de pagamento
Já os meios de pagamento mais utilizados no e-commerce foram: cartão de crédito (62,4%), PIX (23,2%), boleto bancário (9,6%) e outros, categorizados por modelos como e-wallet, cashback, débito e vales (4,8%).
Perfil do consumidor
Em relação ao perfil do consumidor, o público feminino foi responsável pela maioria das transações no período (51,8%), seguido de perto pelos homens (48,2%). Quanto à faixa etária, a maior parte das compras foi realizada por pessoas entre 36 e 50 anos (41,0%), seguidas por consumidores de 26 a 35 anos (29,4%), acima de 51 anos (20,5%) e até 25 anos (9,1%).
Fraudes
No campo das fraudes, o “esquenta” da Black Friday sofreu 5,3 mil tentativas de ações fraudulentas, representando aproximadamente R$ 7,1 milhões, uma redução percentual de 35% em comparação com o ano anterior. As categorias mais impactadas pelas ações dos golpistas na véspera da Black Friday foram: instrumentos musicais (4,34%), games (2,41%), acessórios eletrônicos (2,33%), eletrônicos (2,2%) e celulares (1,88%).
A ClearSale explica que esses resultados refletem suspeitas de fraude e que, devido ao dinamismo, os números podem sofrer alterações após um período, quando ocorre a confirmação da tentativa.
Considerações finais
“Os consumidores estão cada vez mais confiantes e aproveitam as oportunidades de descontos para realizar investimentos em compras online, refletindo uma tendência de mercado em plena expansão”, afirma Juliana Lorenzetti, diretora de growth da Confi.Neotrust.
Júlio Rossato