O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, concedeu uma entrevista à agência de notícias AFP, na qual expressou sua preocupação com a falta de um sucessor para Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência do Brasil. Mujica afirmou que Lula está perto dos 80 anos e não tem um substituto em vista, o que, segundo ele, é a desgraça do Brasil. Além disso, o líder uruguaio criticou diversos políticos da América Latina, como a ex-presidente argentina Cristina Kirchner e o atual regime autoritário da Nicarágua sob Daniel Ortega.
Eleições presidenciais no Uruguai
No último domingo (24), o candidato da Frente Ampla, Yamandú Orsi, venceu o segundo turno das eleições presidenciais do Uruguai, marcando a volta ao poder do partido liderado por José “Pepe” Mujica.
Situação da Venezuela
Mujica classificou a Venezuela como um “regime autoritário” e afirmou que a mudança virá “de dentro”, “em algum momento”. Ele ainda declarou que não apoia a intervenção externa no país e que os problemas devem ser resolvidos pelos venezuelanos.
Cuba
Sobre Cuba, Mujica afirmou que, apesar de não concordar com a ditadura do proletariado e o partido único, os cubanos devem ser suportados. Ele ainda comparou a situação com a China e o Vietnã, países com os quais o Uruguai tem relações, e afirmou que o autoritarismo na América Latina é um passo atrás.
Júlio Rossato