Oportunidades em ativos brasileiros
O anúncio do pacote de corte de gastos do governo jogou um balde de água fria nas expectativas do mercado. Para o head de alocação da XP, Rodrigo Sgavioli, o cenário permite um olhar otimista em relação a investimentos locais: “É uma Black Friday de ativos brasileiros, está tudo muito barato”, disse em entrevista ao InfoMoney.
Investimentos de longo prazo
Entretanto, Sgavioli recomenda que a oportunidade se abre apenas para investidores que estão de olho no longo prazo, dispostos a comprar os ativos em baixa e mantê-los na carteira por um período prolongado. O head de alocação acredita que os próximos meses e anos serão marcados por maior volatilidade, sem grandes chances de ganho de capital no curto prazo.
Recomendações da XP
As recomendações do especialista incluem títulos de inflação, ativos que investem na economia real e a dolarização da carteira. Sgavioli espera um choque de juros por parte do Banco Central a partir da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que deverá apertar o cenário de crédito no país de maneira brusca, impactando diretamente os títulos de renda fixa e os ativos de renda variável.
Ativos internacionais e Bitcoin
Além disso, Sgavioli recomenda ter uma parte do patrimônio em dólar e investir em ativos com ganhos reais acima da inflação, como o Tesouro IPCA+ e ações da Bolsa. Sobre criptomoedas, o especialista indica cautela para o longo prazo.
Júlio Rossato