Brasileiro morre em conflito na Ucrânia
Tiago Nunes, conhecido pelos amigos como 'Índio', morreu em conflito na Ucrânia. O jovem estava no leste europeu há menos de um mês, sem revelar à família o destino e o motivo da viagem. Dezenas de veículos se reuniram em uma carreata em homenagem a Tiago na cidade de Rurópolis, no sudoeste paraense, onde ele vivia.
Desde o início da guerra na Ucrânia, pelo menos três brasileiros morreram no conflito. O estudante de medicina Antônio Hashitani morreu em combate em Bakhmut em agosto de 2023. Em junho de 2022, André Hack Bahi teve seu falecimento confirmado pela embaixada brasileira em Kiev. Em julho do mesmo ano, a pasta confirmou as mortes de Thalita do Valle e Douglas Búrigo em um bombardeio em Kharkiv, onde lutavam como voluntários com as tropas ucranianas.
As autoridades ucranianas anunciaram a repatriação dos corpos de 502 soldados mortos na guerra entre Rússia e Ucrânia nesta sexta-feira. É a segunda repatriação deste tipo este mês. A guerra se intensificou nas últimas semanas, com os Estados Unidos autorizando a Ucrânia a usar mísseis de longo alcance de produção americana e minas terrestres na guerra, e a Rússia produzindo em série o novo míssil hipersônico russo, apelidado de Oreshnik.
Júlio Rossato