Foguete suborbital VS-30 é lançado com sucesso pela FAB no Rio Grande do Norte
O foguete de sondagem suborbital modelo VS-30, com tecnologia 100% nacional, foi lançado com sucesso pela Força Aérea Brasileira (FAB) no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte. O voo cumpriu a trajetória prevista pelos técnicos e engenheiros, com os sistemas de telemetria e resposta radar funcionando corretamente durante todo o trajeto.
O veículo, com cerca de oito metros de comprimento e peso de 1,5 toneladas na decolagem, conseguiu transportar cargas de até 330 quilos. Na sexta-feira, o foguete levou mais de mil cartas escritas por alunos de escolas públicas.
Objetivos do voo
Embora não atinjam capacidade para entrar em órbita, os veículos suborbitais atingem altitudes que ultrapassam a atmosfera, sendo utilizados em experimentos científicos e tecnológicos em diversas indústrias, como a de fármacos, produtos metal mecânicos, alimentos e cosméticos.
Segundo o diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), tenente-brigadeiro do ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, a iniciativa busca maior autonomia para o Brasil em eventos de lançamento deste tipo de veículo.
Operação Potiguar
O voo encerrou a primeira fase da Operação Potiguar. O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno já realizou mais de 3 mil lançamentos, em 655 operações, além de 265 eventos de rastreio de veículos espaciais. Na segunda fase da Operação Potiguar, programada para o segundo semestre de 2025, o CLBI vai usar outro foguete de mesmo modelo para qualificar o sistema de recuperação da parte superior do veículo, conhecida como plataforma suborbital de microgravidade (PSM).
Júlio Rossato