La Liste premia nove restaurantes com primeiro lugar
A La Liste, em seus nove anos de existência, adota uma abordagem diferente das outras classificações. Sediada em Paris, ela adota uma abordagem distinta para classificar os melhores restaurantes do mundo. Utiliza um algoritmo para elaborar sua lista com os 1.000 melhores restaurantes em 79 países, agregando aproximadamente 1,1 mil fontes, dentre críticas de jornais, revistas, guias e blogs.
Este ano, a La Liste premiou nove restaurantes com uma pontuação de 99,5 pontos, em vez de um único vencedor, como é comum em outras premiações de gastronomia. Entre eles estão o L’Enclume, localizado no Lake District, Reino Unido, que manteve sua posição de número 1 do ano passado, e o Chef Chan Yan Tak e Dim Sum Dishes, no restaurante Lung King Heen, que têm três estrelas Michelin.
A lista funciona como um compêndio dos restaurantes mais renomados em cidades ao redor do mundo, destacando países com cenas culinárias em ascensão. Este ano, é a Inglaterra. A La Liste utiliza seus dados para detectar tendências de longo prazo, como o aumento da desconexão entre as preferências dos clientes sofisticados e as prioridades dos chefs. Como resposta, a La Liste criou a categoria “Show to Table”, que reconhece restaurantes focados em oferecer uma experiência centrada no cliente.
Apesar dos desafios enfrentados pelo setor devido à pandemia de Covid-19, a La Liste destaca a inovação e redefinição do setor gastronômico, que está em constante expansão, levando destinos globais, como o Cazaquistão, a ganharem destaque no mapa da alta gastronomia.
Júlio Rossato