Endividamento dos brasileiros aumenta em novembro
O nível de endividamento das famílias brasileiras teve um ligeiro aumento em novembro, após quatro meses consecutivos de redução. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 77% das famílias estavam com contas a vencer em novembro, um aumento em relação aos 76,9% registrados em outubro e ao índice de 76,6% de novembro de 2023.
O aumento do endividamento em novembro era esperado devido à necessidade dos consumidores de recorrerem ao crédito para fazerem suas compras de fim de ano. No entanto, a CNC aponta que os brasileiros estão fazendo uma gestão mais cautelosa do orçamento. O percentual de consumidores que se consideram "muito endividados" caiu para 15,2%, o menor nível desde novembro de 2021. Apesar de um leve aumento no endividamento, o impacto na renda mensal tem diminuído, refletindo o esforço das famílias em manter suas contas equilibradas mesmo diante de adversidades econômicas.
A CNC projeta que o endividamento volte a crescer em dezembro, para 77,2%, impulsionado pelas compras de Natal, mas acompanhado de uma estabilidade na inadimplência (29,4%). A pesquisa considera como dívidas as contas a vencer nas modalidades cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e casa.
Júlio Rossato