Indicadores econômicos importantes serão divulgados hoje
O mercado brasileiro aguarda com atenção a divulgação nesta quinta-feira (5) de importantes indicadores econômicos que podem fornecer uma visão mais clara sobre o desempenho da economia.
Indicadores no Brasil
Às 10h, será a vez da divulgação dos números de Produção e Venda de Veículos, também referentes a novembro, um termômetro importante para entender o ritmo da indústria automotiva. Já às 15h, será publicada a balança comercial de novembro, com previsão de superávit de US$ 7,8 bilhões.
Indicadores nos EUA
Nos Estados Unidos, o dia também será marcado por dados relevantes. Às 9h30, será anunciado o número de Demissões Anunciadas pela Challenger, um indicador que acompanha o ritmo de cortes de empregos no país e que pode sinalizar tendências no mercado de trabalho. Às 10h30, serão divulgados dois indicadores importantes: os Pedidos por Seguro-Desemprego, que refletem o nível de desemprego e a saúde do mercado de trabalho, e a Balança Comercial de outubro, que mostra a diferença entre exportações e importações e fornece informações cruciais sobre o desempenho da economia americana.
Outras notícias do dia
Parlamentares franceses derrubaram o governo do primeiro-ministro Michel Barnier, ontem, criando uma crise política que ameaça a estabilidade da segunda maior economia da União Europeia.
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, afirmou ontem que o bom desempenho recente da economia dos Estados Unidos permite ao banco central ser mais cauteloso em relação aos próximos cortes na taxa de juros.
A Câmara aprovou na quarta-feira (4) o regime de urgência para dois projetos do pacote de corte de gastos apresentado pelo governo para cumprir a meta fiscal.
A pobreza no Brasil teve uma queda expressiva em 2023, com cerca de 8,7 milhões de pessoas saindo dessa condição, alcançando o menor nível desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2012.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil deve elevar a taxa Selic em 1 ponto percentual nas próximas reuniões, diante da inflação acima da meta e da desvalorização do real.
A Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara dos Deputados aprovou, ontem, quatro sugestões de emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2025, totalizando R$ 4,6 bilhões para o setor elétrico e de mineração.
O novo presidente-executivo da Braskem (BRKM5), Roberto Prisco Paraíso Ramos, iniciará uma reformulação na diretoria executiva da petroquímica.
Júlio Rossato