Os TOP CMOs de 2024 no Brasil
O CMO, ou Chief Marketing Officer, não só promove estratégias de Marketing e Comunicação, mas também atua como uma liderança que conecta tecnologia, pessoas e propósito. Simplificar a linguagem é uma das formas encontradas pelos profissionais para gerar empatia e atrair a atenção do público em meio a um mundo com excesso de informação.
A publicidade online tem ganhado destaque no Brasil e, neste ano, deve responder por mais da metade do mercado publicitário brasileiro. Os executivos que conseguem capturar tendências e promover campanhas que respondem ao novo cenário se destacam e formam a elite da propaganda e marketing do país.
O InfoMoney reuniu especialistas para agrupar os TOP CMOs 2024, que se destacam na publicidade e marketing no Brasil. No total, 51 nomes foram selecionados. O levantamento pode ser conferido no site do InfoMoney.
Campanha de Black Friday do Burger King
A Zamp, holding que responde pelo Burger King, promoveu a campanha de Black Friday do restaurante com uma abordagem inédita: revelar a promoção por meio de 140 caracteres de texto disponíveis para quem envia Pix. A empresa realizou a transferência de R$ 0,01 para 19 milhões de contas dos clientes do clube de fidelidade. As pessoas eram convidadas a adicionar R$ 0,24 ao presente e comprar dois empanadinhos de frango. A ação reflete o comportamento da população, que tem utilizado o canal bancário para se comunicar. Com o sucesso da iniciativa, que teve também um custo muito baixo, estendemos a ação para o público geral”, diz Igor Puga, CMO da Zamp e um dos nomes que formam o TOP CMOs 2024.
Companhias dos setores de base passam a mirar também a sociedade
Com o aumento da presença de marcas no digital, companhias dos setores de base passaram a mirar também a sociedade. Na Gerdau, esse movimento ganhou força há 6 anos. Pedro Torres, CMO da Gerdau, figura no TOP CMOs 2024 e conta que decidiram começar a trabalhar a marca para melhorar a percepção do setor perante o público geral. A mudança de posicionamento traz um desafio a mais para o executivo, que tem produzido campanhas que visam desmistificar o aço como vilão ambiental, ao mostrar que os produtos produzidos a partir dele são essenciais na vida das pessoas.
Na Vale, a preocupação é angariar licença social para operar, o que se traduz na conquista de reputação e confiança da sociedade. Leandro Modé, CMO da Vale, que faz parte do TOP CMOs 2024, afirma que o comunicador tem um papel fundamental nesse processo ao buscar construir, junto às comunidades, autoridades e à sociedade em geral, uma compreensão dos benefícios da mineração na vida das pessoas. Estar presente na lista do InfoMoney mostra que estamos no caminho certo para ajudar a reconstruir essa marca que tem tudo a ver com o Brasil e os brasileiros.
Júlio Rossato