Estudante de colégio agrícola do Paraná é selecionado para programa nos EUA
Vinicius Stukowski Camargo, de 16 anos, é um dos 100 alunos de colégios agrícolas do Paraná selecionados para o programa Ganhando o Mundo Agrícola, em sua primeira edição, direcionada exclusivamente a estudantes de formação agrícola.
Com o Ganhando o Mundo Agrícola, Vinicius passará quatro meses em um colégio agrícola nos Estados Unidos, no estado de Iowa, onde terá a chance de vivenciar uma troca de experiências prática e enriquecedora, que pode transformar seu futuro e de sua família. A previsão de embarque é no segundo semestre de 2025.
Dedicação
O gosto pelo aprendizado e a dedicação nos estudos foram fundamentais para Vinicius conquistar essa oportunidade. No primeiro ano no Centro Agrícola, ele se destacou ao participar do Festival Internacional de Cinema de São Mateus do Sul, onde apresentou um curta-metragem de sua autoria e levou o primeiro lugar. Como prêmio, recebeu um certificado e um curso completo de inglês, ferramentas que foram essenciais para ajudá-lo a alcançar a bolsa para o Ganhando o Mundo Agrícola.
Família
Vinicius é tímido, mas extremamente esforçado. O que aprende no colégio agrícola leva de volta para a casa, ajudando a melhorar o cultivo da pequena horta da família. Ao lado dos pais, que trabalham de forma informal no campo, e de irmãos gêmeos de 12 anos, ele acredita que o conhecimento prático que adquirirá nos Estados Unidos poderá contribuir de forma significativa para a sua formação profissional e também para a vida de todos em sua comunidade.
Oportunidade
Para ele e outros estudantes da rede de ensino agrícola do Paraná, o programa Ganhando o Mundo Agrícola representa um passo inédito. Diferente das edições tradicionais do Ganhando o Mundo, nesta os alunos terão uma experiência totalmente voltada à formação agrícola, o que promete ampliar o conhecimento de técnicas e práticas de cultivo em um ambiente educacional de ponta.
Embarcar para o Exterior é, ao mesmo tempo, um desafio e uma esperança para Vinicius. Ele sabe que essa experiência pode significar um novo capítulo, com mais oportunidades e sonhos possíveis. “Minha família está orgulhosa e acho que vou poder ajudá-los, construir uma casa nova para eles, ajudar o pai e a mãe na agricultura. Estou cheio de planos e acredito que vai dar tudo certo”, afirma o estudante.
Ganhando o Mundo
Além desses 100 alunos, outros 1,2 mil estudantes da rede estadual vão viajar para o Exterior em 2025. Os primeiros embarques acontecem a partir de 2 de janeiro. Ao todo, 150 estudantes viajam para a Irlanda, 150 para o Reino Unido, 200 para a Nova Zelândia, 200 para a Austrália e 500 para o Canadá. O programa alcança todo o Paraná, contemplando ao menos um estudante de cada um dos 399 municípios do Estado, além de mais de 100 alunos que são beneficiários do Bolsa Família.
Colégios Agrícolas
A rede estadual de educação do Paraná conta atualmente com 22 colégios agrícolas e dois florestais. Outras duas instituições na mesma modalidade estão sendo implantadas e devem ser inauguradas em breve em Sapopema e Goioerê. Os colégios atendem cerca de 10 mil estudantes em todas as regiões do Paraná e ofertam os cursos de técnico agrícola e técnico florestal.
Júlio Rossato