Empresas americanas que pagam dividendos em dólar
Muitos investidores procuram por empresas que distribuem dividendos, já que eles geram renda passiva e são isentos de imposto de renda. Nos EUA, há um grupo de 66 companhias que distribuem lucro aos acionistas há pelo menos 25 anos, aumentando regularmente o valor pago, chamadas de dividend aristocrats. Essas empresas oferecem uma combinação de renda passiva em dólar e potencial de valorização de capital.
Vantagens e desvantagens de investir em ações que pagam dividendos em dólar
Investir em ações que pagam dividendos em dólar oferece alguns benefícios, como diversificação geográfica e geração de renda em uma moeda forte e valorizada frente ao real. Além disso, pode servir como um hedge cambial. Por outro lado, a tributação é uma das principais desvantagens, já que os dividendos nos EUA são tributados com uma alíquota de 30%. Além disso, é necessário pagar IOF e outras taxas para plataformas locais que oferecem acesso às bolsas americanas.
Empresas selecionadas
Algumas das empresas que fazem parte desse grupo seleto são conhecidas dos brasileiros, como a Johnson & Johnson, que paga dividendos há 53 anos, e a Coca-Cola, que paga proventos de forma regular há 62 anos. Outras não são tão conhecidas, como a Genuine Parts Company, que paga dividendos crescentes há 68 anos. Entre as empresas listadas, essa é a com maior dividend yield médio nos últimos cinco anos: 2,8%. Os investidores também devem estar atentos às mudanças na decisão de distribuir dividendos, que podem acontecer em momentos de crise ou necessidade de retenção de caixa.
Júlio Rossato