Centro de Eventos Oscar Niemeyer em Maringá
Em 2024, a área central de Maringá se transformou em um verdadeiro canteiro de obras. São construções que vão da Catedral Metropolitana, na avenida Tiradentes, à Vila Olímpica, na Avenida Colombo. No centro desse projeto, que foi batizado de ‘Eixo Monumental’, está sendo construída uma das obras mais ambiciosas da história do município: o Centro de Eventos Oscar Niemeyer.
As obras do Centro de Eventos começaram há cerca de um ano, com a lançamento da Pedra Fundamental pelo prefeito Ulisses Maia, no dia 18 de dezembro de 2023. Porém, em 11 meses, pouco mais de 10% da obra foi executada, segundo informações do Portal da Transparência.
Apesar disso, segundo a Secretária de Obras Públicas, Jaceli Menon, o andamento da obra está dentro do previsto. “Até o momento foram realizados trabalhos de escavação, fundação, parede de contenção do subsolo e a laje do térreo está em 70%”.
A obra é o resgate de um projeto desenvolvido pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer na década de 1980, após articulação da Prefeitura de Maringá com o Instituto Oscar Niemeyer para execução. O investimento é de cerca de R$75,2 milhões, em uma parceria entre a Prefeitura de Maringá e o Governo Federal.
Detalhes do Centro de Eventos Oscar Niemeyer
A entrada vai ser na avenida Herval e o prédio, com área de 11 mil metros quadrados, divididos em oito andares e 25 metros de altura, vai contar com salas de exposição, biblioteca, dois palcos com capacidade para 620 espectadores, além de vestiário, camarins, banheiros, sala de imprensa e salas administrativas e estacionamento com mais de 140 vagas.
Júlio Rossato