Eleições na América Latina em 2025
No ano de 2025, 14 países da América Latina e Caribe terão eleições presidenciais, legislativas, regionais ou para o judiciário.
Equador
A primeira eleição presidencial latino-americana é a do Equador, com o primeiro turno no dia 9 de fevereiro e, caso necessário, o segundo turno no dia 13 de abril. O atual presidente equatoriano Daniel Noboa tenta a reeleição.
Bolívia
Em agosto, é a vez dos eleitores irem às urnas para eleger o presidente da Bolívia, assim como o Poder Legislativo do país. A votação foi marcada para o dia 17 de agosto de 2025.
Honduras
Em Honduras, a eleição está marcada para o dia 30 de novembro. Antes, em março próximo, os partidos hondurenhos realizam as primárias para escolher os candidatos.
Chile
O Chile também vai às urnas em novembro. O primeiro turno será no dia 16 de novembro.
Guiana
A Guiana também vai às urnas eleger seu presidente e sua assembleia nacional em dezembro deste ano em meio a tensões com sua vizinha Venezuela.
Haiti
No Haiti, há dúvidas sobre a possibilidade de eleições este ano devido à falta de segurança, mas autoridades têm indicado a possibilidade de eleição no final deste ano, com um segundo turno no início de 2026.
Argentina e Venezuela
A Argentina e a Venezuela também terão votação, mas para eleger parlamentares.
México
O México realizará eleições para o judiciário pela primeira vez após uma reforma que permite a votação direta para juízes e ministros da Suprema Corte. As eleições para o judiciário mexicano estão previstas para junho.
Suriname, Uruguai, Jamaica, Belize e Trinidad e Tobago também realizarão eleições legislativas ou regionais para este ano.
Júlio Rossato