Aumento de pessoas em situação de rua no Paraná
O Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal divulgou dados que apontam um aumento no número de pessoas em situação de rua no Paraná. De acordo com o levantamento, em agosto de 2024, havia cerca de 14.638 famílias vivendo nessa condição no estado, o que representa um aumento de 27% em relação ao mesmo mês de 2023, quando o estado possuía 11.497 famílias em situação de rua.
Curitiba, a capital paranaense, é a cidade que concentra o maior número de pessoas em situação de rua, com um aumento de 715 famílias em comparação com o ano anterior, chegando a 4.057 famílias em agosto de 2024.
Causas do aumento
O defensor público Antonio de Almeida destaca que a pandemia da Covid-19 foi um dos fatores que contribuiu para o aumento da população em situação de rua. Além disso, houve uma mudança no perfil dos indivíduos afetados. Antes, era comum encontrar indivíduos sozinhos na rua, mas agora, famílias inteiras se encontram nessa condição.
Soluções
De acordo com Almeida, o problema é estrutural e envolve questões de saúde, assistência social, emprego e renda, e principalmente, moradia. No entanto, ele destaca que ainda não há um debate público maduro o suficiente para solucionar essa situação.
Júlio Rossato