Albertsons processa Kroger por acordo de fusão
A Albertsons entrou com um processo de bilhões de dólares contra a Kroger, alegando que esta não fez o suficiente para garantir a aprovação regulatória do acordo de fusão proposto. A Albertsons está buscando bilhões de dólares em danos da Kroger para compensar a Albertsons e seus acionistas, além de uma taxa de rescisão de US$ 600 milhões. A rede de supermercados deseja compensação pelos vários anos e centenas de milhões de dólares que dedicou à obtenção da aprovação para a fusão.
Kroger e Albertsons haviam concordado com a fusão em outubro de 2022, afirmando que isso os ajudaria a competir melhor contra a Amazon.com, Walmart e outros concorrentes maiores e não sindicalizados. A fusão teria unido a Kroger, a maior empresa de supermercados do país, com a Albertsons, a segunda maior, criando uma empresa com mais de 4.000 lojas em 48 estados e Washington, DC.
A Kroger se defende
A Kroger disse que as alegações da Albertsons são infundadas e sem mérito. A empresa acrescentou que a Albertsons não tem direito à taxa de rescisão da fusão e que está tentando desviar a responsabilidade após a notificação por escrito da Kroger sobre as múltiplas violações do acordo por parte da Albertsons.
A decisão da FTC
A Comissão Federal de Comércio (FTC) processou para bloquear o negócio em fevereiro, argumentando que ele viola as leis antitruste dos EUA e que a venda de centenas de lojas para a C&S Wholesale Grocers não seria suficiente para substituir a concorrência perdida. Um juiz federal bloqueou o acordo na terça-feira, apoiando a FTC e argumentando que isso reduziria a concorrência e aumentaria os preços para os consumidores nos EUA. Um juiz em Washington, em Seattle, também bloqueou o acordo naquele estado.
Consequências do processo
A Albertsons espera que as vendas comparáveis cresçam de 1,8% a 2,2% no exercício fiscal de 2024. A empresa está desapontada e iniciando um novo capítulo com um forte histórico após expandir seu negócio principal e outras áreas. Isso inclui investimentos em lojas, tecnologia e funcionários, além da expansão de seus negócios online.
Júlio Rossato