CEO do Tinder prioriza experiência do usuário em vez de monetização
O Tinder, um dos apps de relacionamento da Match Group Inc., planeja priorizar a melhoria da experiência do usuário em vez de monetizar seus serviços. A CEO do Tinder, Faye Iosotaluno, afirmou que a projeção é de declínio ou, no máximo, estabilidade da receita direta até 2026. Para 2027, é esperado um crescimento de “dígitos baixos” na receita. Faye apresentou os dados no dia de investidores da Match, nesta quarta-feira (11).
No esforço para melhorar a experiência do usuário, o Tinder está testando novos recursos. Entre eles, exigir fotos de rosto nos perfis e fazer recomendações com curadoria de IA. De acordo com Faye, há mudanças projetadas para eliminar maus usuários da plataforma, o que deve ajudar a ganhar a confiança de quem recorre ao Tinder e fortalecer o negócio a longo prazo.
Mudanças no curto prazo
A CEO da empresa reconhece que esses esforços reduzirão a base de usuários do Tinder no curto prazo. Essas perdas vêm acontecendo nos últimos seis trimestres. “Estamos ajustando nosso foco para inovação de produtos além da monetização, garantindo que nosso ritmo de recursos atenda e entregue às necessidades, expectativas e comportamentos em mudança das pessoas que buscam namorar hoje”, disse ela.
O CEO do Hinge, outra marca da Match, projeta um crescimento de receita direta de 20% a 25% em 2025. O Hinge planeja expandir para novos mercados, incluindo Brasil e México em 2025, e outros países da América Latina e a Ásia em 2026. McLeod espera que a receita direta alcance US$1 bilhão até 2027, superando a média das estimativas dos analistas da Bloomberg.
Diferenças entre Tinder e Hinge
O Hinge é voltado para pessoas que buscam relacionamentos sérios e duradouros, enquanto o Tinder é conhecido por encontros casuais. As interações no Hinge acontecem quando alguém curte uma resposta específica no perfil da outra pessoa, o que ajuda a começar conversas mais significativas. Já o Tinder é melhor para encontros casuais. O Hinge usa um algoritmo que sugere matches com base no que os usuários gostam e nas interações que tiveram.
Resultados financeiros
Os resultados financeiros do Tinder nos últimos tempos preocupam acionistas da Match. Mudanças frequentes na gestão desde 2016 e a falta de inovação significativa no produto do Tinder culminaram em uma perda de US$ 41 bilhões na capitalização de mercado da Match desde seu pico em 2021. Três acionistas adquiriram participações na empresa desde o ano passado e pressionam o Tinder por crescimento. A Match espera um crescimento da receita total de 4% a 6% até 2027.
Júlio Rossato