Empresário Nelson Tanure assume controle da rede de supermercados Dia no Brasil
A operação da rede de supermercados Dia no Brasil terá um novo controlador. O empresário Nelson Tanure enviou ao Cade uma notificação informando que, por meio do Fundo de Investimento Multimercado Arila, assumirá o controle do grupo, atualmente pertencente ao fundo de investimento Lyra II, de acordo com reportagem da Folha de S.Paulo.
Em maio, Grupo Dia anunciou a venda de toda a sua operação no Brasil, marcada por persistentes resultados negativos, por um valor simbólico de 100 euros para o fundo Lyra II. O Dia Brasil já passava por uma recuperação judicial e havia anunciado o fechamento de 343 lojas em março deste ano.
A rede foi fundada pelo grupo espanhol de mesmo nome, que chegou ao Brasil há 23 anos e passou por um difícil processo de reestruturação financeira.
Potencial combinação de negócios com o GPA
Uma potencial combinação de negócios entre a rede de supermercados dias e o GPA (PCAR3), dono da rede Pão de Açúcar, parece estar nos planos de Tanure, segundo apuração do jornal Valor Econômico.
Mas, antes, o foco seria concluir o plano de recuperação judicial do Dia em 2025, estabilizando a varejista, para então avaliar ativos de varejo com potencial, caso o plano realmente avance.
Ainda de acordo com o Valor, já estaria sendo considerado um modelo operacional envolvendo o GPA. A marca Dia poderia ser descontinuada, mantendo cerca de 300 pontos de alto valor imobiliário, com o foco passando a ser operar sob a marca Pão de Açúcar nas unidades atualmente sob a bandeira Dia.
Júlio Rossato