Ministério da Saúde atualiza estratégia de vacinação contra a Covid-19 no Brasil
O Ministério da Saúde divulgou novas orientações para a vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Agora, gestantes e idosos passam a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação. Antes, esses públicos faziam parte do grupo especial para a imunização. A orientação é que as grávidas devem ser imunizadas com uma dose a cada gestação e os idosos com mais de 60 anos devem receber uma dose a cada seis meses. As crianças com idade entre 6 meses e menos de 5 anos já faziam parte do calendário nacional, mas agora terão um esquema vacinal de três doses da vacina da Pfizer.
Nova vacina Zalika é adicionada ao PNI
A vacina da Zalika Farmacêutica, chamada de Serum, passou a ser distribuída no Brasil neste mês e será utilizada para pessoas com 12 anos ou mais. Aprovada pela Anvisa, a vacina apresentou alta eficácia contra casos sintomáticos de Covid-19 em adultos e tem vantagens logísticas, como alto prazo de validade e facilidade de transporte e armazenamento.
Pfizer tem esquema para crianças de 6 meses a menores de 5 anos
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos agora têm um esquema vacinal com três doses da vacina da Pfizer, com intervalos de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose e de oito semanas entre a segunda e a terceira. As crianças que iniciaram o esquema com a vacina da Moderna devem concluir com esse mesmo imunizante, com intervalo de quatro semanas entre as doses.
Comorbidades
Pessoas com comorbidades não precisam de prescrição médica para se vacinarem. Basta apresentar qualquer documento que demonstre ou traga informações sobre a patologia, como receita médica com medicamentos específicos aos agravos, documento de marcação de consulta, atestado ou laudo médico, resultados de exames, entre outros.
Júlio Rossato