Gestoras brasileiras buscam mercado internacional
Gestoras de investimentos concentram em teses no mercado internacional por causa do cenário macro ruim no Brasil, segundo Luiz Eduardo Portella, sócio-fundador e portfolio manager de renda fixa da Novus Capital. Ele participou do programa Outliers e afirmou que a observação atenta do mercado internacional é necessária para entender suas peculiaridades econômicas. Portella destacou que a Novus Capital optou por concentrar em teses no mercado internacional, com foco no dólar mais forte globalmente, o que é forte contra o euro. Ele vê o mercado americano muito robusto, com o PIB crescendo 3,5% e a inflação caindo, além de citar a elevada imigração que diminuiu a pressão sobre o mercado de trabalho. Segundo ele, o Federal Reserve deve seguir cortando os juros. Portella acha que o mercado tem dúvidas se o presidente eleito, Donald Trump, adotará sua agenda, mas ele crê que sim, apesar de fazer negociações. Rafael Gama analisou a questão do fechamento dos spreads no Brasil devido ao aumento da demanda do investidor por fundos de crédito privado.
Mercado internacional
Portella destacou que a Novus Capital tem focado mais no mercado internacional. Ele avalia que o cenário no Brasil é ruim e que isso tem levado gestoras de investimentos a concentrar em teses mais lá fora. A principal delas é o dólar mais forte globalmente, o que é forte contra o euro. Ele vê o mercado americano muito robusto, com o PIB crescendo 3,5% e a inflação caindo, além de citar a elevada imigração que diminuiu a pressão sobre o mercado de trabalho. Segundo ele, o Federal Reserve deve seguir cortando os juros. Portella acha que o mercado tem dúvidas se o presidente eleito, Donald Trump, adotará sua agenda, mas ele crê que sim, apesar de fazer negociações. Rafael Gama analisou a questão do fechamento dos spreads no Brasil devido ao aumento da demanda do investidor por fundos de crédito privado.
Fechamento dos spreads no Brasil
Rafael Gama analisou a questão do fechamento dos spreads no Brasil devido ao aumento da demanda do investidor por fundos de crédito privado. Ele destacou que a análise dos spreads de crédito mostra que 70% do tambor quem está tocando a festa é o fluxo de capitais para a classe de ativo. Segundo ele, essa tese só muda quando se tem o evento micro específico, o que acaba alterando o fluxo de capital para a classe de ativo.
Novus Capital
Fundada em 2018, a Novus Capital é uma empresa com mais de R$ 2,9 bilhões sob gestão. Luiz Eduardo Portella é sócio-fundador e portfolio manager de renda fixa e Rafael Gama é sócio e head de análise de crédito privado.
Júlio Rossato