Presidente argentino é convidado para posse de Trump nos EUA
O presidente da Argentina, Javier Milei, recebeu a cidadania italiana em Roma e também foi convidado para a posse do presidente dos EUA, Donald Trump, em 20 de janeiro. Fontes afirmam que ele já confirmou a presença, acrescentando Washington como mais um destino de sua viagem internacional em janeiro, que já tem Davos, na Suíça, Tel Aviv e Jerusalém, em Israel, confirmados.
A Bloomberg destaca que a participação de um chefe de Estado na cerimônia de posse em frente ao Capitólio, em Washington, não é comum, embora Trump tenha quebrado o protocolo ao convidar o líder chinês Xi Jinping.
Milei participou do festival “Atreju”, promovido pelo partido governista Irmãos da Itália, onde discursou. Ele destacou sua gestão e provocou os críticos que duvidavam da capacidade de seu governo, afirmando que sua equipe teve sucesso contra todas as previsões.
Milei também ressaltou os laços profundos entre argentinos e italianos, que compartilham uma linhagem comum e várias gerações de história. Ele afirmou que é um economista, não um político, e que suas receitas não são politicamente corretas, mas funcionaram para o país até agora.
Júlio Rossato