Governo do Paraná anuncia medidas para a valorização da educação pública
O Governo do Estado do Paraná publicou o decreto 8.406/2024, nomeando mais 1,1 mil professores para atuarem na rede estadual de ensino a partir de 2025. Além disso, cerca de 10 mil professores do Quatro Próprio do Magistério (QPM) terão progressão na carreira. As medidas fortalecem a rede estadual de ensino e representam avanços significativos para os profissionais da educação pública paranaense, com ampliação no quadro e valorização dos docentes.
Nova nomeação
Os 1,1 mil professores recém-nomeados integram um grupo de mais de 3,4 mil profissionais convocados para atuar nos colégios da rede estadual de ensino de todos os núcleos regionais do Paraná. Os primeiros 1,2 mil nomeados tomaram posse em janeiro de 2024 e outros 1,1 mil tiveram os decretos de nomeação publicados em maio. Os novos professores atuarão em disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História e Química, entre outras, com carga horária de 20 a 40 horas semanais, dependendo da aprovação em um ou dois cargos.
Progressão
Cerca de 10 mil professores da rede estadual serão beneficiados com a progressão de carreira, permitindo que esses docentes avancem para uma referência superior dentro da mesma classe. A mudança será incluída na folha de pagamento a partir de janeiro de 2025. O avanço na carreira considera critérios técnicos, como avaliação de desempenho e participação em cursos de formação.
Avaliações realizadas semestralmente pelas escolas analisam aspectos como assiduidade, pontualidade e participação dos professores. Já a realização de cursos possibilita um avanço maior: o professor pode subir duas classes ao acumular 30 pontos, sendo 15 pontos necessários para cada classe. Para atingir os 15 pontos por classe, o docente deve obrigatoriamente acumular 12 pontos em cursos ofertados pela secretaria, podendo optar por completar os 3 pontos restantes com formações externas ou com outros cursos da própria Secretaria. Esse modelo valoriza tanto o desempenho no ambiente escolar quanto o compromisso com o aperfeiçoamento profissional, contribuindo para uma educação pública de maior qualidade.
Fonte: GMC Online
Júlio Rossato