Personagens de quadrinhos e desenhos animados entrarão em domínio público em 2025 nos EUA
Em 1º de janeiro de 2025, personagens como Popeye e Tintim estarão livres de direitos autorais nos Estados Unidos. Além disso, obras literárias, cinematográficas, musicais e de arte publicadas na década de 1920 também estarão em domínio público.
Os personagens que entrarão em domínio público
Depois que a icônica imagem inicial de Mickey Mouse entrou em domínio público nos Estados Unidos no primeiro dia de 2024, outros famosos personagens de quadrinhos e de desenhos animados estarão livres de direitos autorais em 1º de janeiro de 2025: o marinheiro Popeye e o aventureiro repórter Tintim. Betty Boop e Pluto (2026), Pateta (2028), Mary Poppins e Pato Donald (2030), Superman (2034), Batman (2035), Tom e Jerry e Pernalonga (2036) e Mulher Maravilha (2037) também estarão em domínio público nos próximos anos.
As obras que estarão em domínio público
Na virada do ano, milhares de obras protegidas por direitos autorais datadas de 1929 entrarão no domínio público nos Estados Unidos, juntamente com gravações sonoras de 1924. Isso significa que todos os livros, filmes, músicas e artes publicados na década de 1920 agora estarão em domínio público. Os destaques literários de 1929 incluem “O Som e a Fúria”, de William Faulkner, “Adeus às Armas”, de Ernest Hemingway, e “Um Teto Todo Seu”, de Virginia Woolf. No cinema, novos cartuns de Mickey Mouse estarão liberados, inclusive um curta-metragem no qual ele pronuncia suas primeiras palavras (“Hot-dog”, Hot-dog!”). Nesses filmes, o camundongo aparece pela primeira vez com as luvas brancas. O primeiro longa-metragem dos Irmãos Marx e a estreia no cinema sonoro de diretores lendários, como Alfred Hitchcock e John Ford, também estarão livres de direitos autorais. Entre as composições que se tornarão domínio público estão “Um Americano em Paris”, de George Gershwin, “Bolero”, de Ravel, “Ain’t Misbehavin’”, de Fats Waller, e o número musical “Singin’ in the Rain”.
Curiosidades sobre a liberação
O primeiro desenho animado da série Silly Symphony, “A Dança dos Esqueletos”, estará liberado, assim como a estreia dos Irmãos Marx no cinema: “Hotel da Fuzarca” (“The Cocoanuts”). A primeira história do repórter Tintim e seu fiel cão Milu surgiu em 10 de janeiro de 1929, iniciando uma série na revista Le Petit Vingtième que depois se tornou o livro “Tintim no País dos Sovietes”. O personagem Buck Rogers também estaria em domínio público em 2025, mas tecnicamente já está livre de direitos autorais há décadas, porque os direitos autorais não foram renovados e expiraram após 28 anos. Há uma série de canções de George Gershwin, Ray Miller e Orquestra e Al Jolson preste a serem liberadas, mas apenas as composições musicais – a música e as letras que se pode ver em uma partitura – estão entrando em domínio público, não as gravações dessas músicas, que são cobertas por direitos autorais separados com um prazo de proteção diferente. Várias obras de arte, como desenhos, pinturas e fotografias, também vão expirar em 2025, incluindo três obras de Salvador Dalí de quando ele mudou para Paris e se tornou parte fundamental do movimento artístico surrealista: “Prazeres Iluminados”, “As Acomodações do Desejo” e “O Grande Masturbador”.
Júlio Rossato