Empresa de cibersegurança contratada pelo Corinthians identifica mais de 379 sites fraudulentos
A empresa de cibersegurança Dfense foi contratada pelo Corinthians para evitar golpes envolvendo a campanha de arrecadação para quitar a dívida da Neo Química Arena. Desde o início das doações, a Dfense já identificou mais de 379 sites fraudulentos. A iniciativa organizada pela torcida Gaviões da Fiel já levantou R$ 33,07 milhões até esta segunda-feira (23).
Do total de sites registrados pela startup ZenoX, do grupo Dfense, 278 já foram derrubados. Foi a startup quem centralizou o Plano Diretor de Segurança da Informação (PDSI). Ela monitora, coleta, processa e analisa dados na internet, deep e dark web, priorizando e classificando vulnerabilidades.
Expectativas da campanha
A expectativa da campanha de arrecadação “Doe Arena Corinthians” é levantar R$ 700 milhões em seis meses. O projeto idealizado pela Gaviões da Fiel foi autorizado pela Caixa e pelo clube. Os valores arrecadados são depositados diretamente em uma conta da Caixa para a amortização.
Recomendações de segurança
O coordenador de tecnologia e segurança da informação do Corinthians, Marcius Ayres, elogiou a ação da ZenoX e destacou que é importante que os torcedores acessem o site da campanha diretamente pelo navegador ao invés de clicarem em links suspeitos. Além disso, é recomendado o uso de ferramentas como antivírus, autenticação em duas etapas e atualização dos dispositivos para barrar acessos não autorizados, bloquear links maliciosos e proteger os sistemas contra ameaças cibernéticas.
Medidas em caso de golpes
No caso de já ter caído em um golpe, o CEO da ZenoX, Gabriel Paiva, recomenda que o usuário faça contato com sua instituição financeira imediatamente para bloquear o acesso à sua conta e registre um boletim de ocorrência para que a polícia possa investigar o caso.
Júlio Rossato