Honda e Nissan consideram fusão para enfrentar concorrência chinesa
A Honda e Nissan anunciaram nesta segunda-feira (23) que iniciaram conversações para uma possível fusão, em um movimento histórico para a indústria automobilística do Japão que destaca a ameaça que os fabricantes chineses de veículos elétricos representam agora para alguns dos fabricantes de automóveis mais conhecidos do mundo.
A integração criaria o terceiro maior grupo automotivo do mundo em vendas de veículos, depois da Toyota e da Volkswagen. Também daria escala às duas empresas e uma chance de compartilhar recursos diante da intensa concorrência da Tesla e de rivais chineses mais ágeis, como a BYD.
Objetivos da possível fusão
As duas empresas almejariam vendas combinadas de 30 trilhões de ienes (191 bilhões de dólares) e lucro operacional de mais de 3 trilhões de ienes por meio da possível fusão, disseram. Eles pretendem concluir as negociações por volta de junho de 2025 e, então, estabelecer uma holding até agosto de 2026, quando as ações de ambas as empresas seriam retiradas da lista.
Impacto da fusão no setor automotivo global
A fusão das duas marcas japonesas famosas – a Honda é a segunda maior montadora do Japão e a Nissan, a terceira – marcaria a maior reformulação no setor automotivo global desde que a Fiat Chrysler Automobiles e a PSA se fundiram em 2021 para criar a Stellantis em um acordo de 52 bilhões de dólares.
A combinação com a Mitsubishi Motors elevaria as vendas globais do grupo japonês para mais de 8 milhões de carros. O atual terceiro grupo é a Hyundai e a Kia da Coreia do Sul.
Opinião de especialistas
Em entrevista coletiva online separada com o Clube de Correspondentes Estrangeiros do Japão na segunda-feira, o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn disse que não acredita que a aliança Honda-Nissan seria bem-sucedida, afirmando que as duas montadoras não são complementares.
A Honda nomeará a maioria dos membros do conselho da holding, segundo a empresa.
Júlio Rossato