Ibovespa registra queda após aprovação de pacote de cortes de gastos
O mercado acionário brasileiro sofreu queda, com o Ibovespa recuando 0,83%, a 121.084,71 pontos, após aprovação do pacote de cortes de gastos no Congresso Nacional. Agentes financeiros ainda estão preocupados com a dinâmica das contas públicas e calculando a economia fiscal potencial que será gerada após a aprovação do pacote. A equipe da XP estimou que, após tramitação do pacote no Congresso, o potencial de economia fiscal no próximo biênio recuou de 52 bilhões para 44 bilhões de reais. Os cálculos do governo apontam para cerca de 70 bilhões de reais.
A semana passada foi marcada pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e os dois projetos de lei do pacote fiscal, mas com ajustes nos textos. O ministro da Fazenda disse que o impacto do pacote deve ser reduzido em cerca de 1 bilhão de reais após as mudanças, mas que isso não afeta o resultado final.
“A frustração em torno do anúncio do pacote de controle de gastos contribuiu sobremaneira para a elevação da incerteza”, afirmou a equipe do Departamento de Pesquisa Econômica do Banco Daycoval. A ausência de negócios na B3 nos próximos dois dias corroborava a cautela, principalmente com Wall Street abrindo na terça-feira e fechando apenas no dia 25.
Júlio Rossato