Dados de mercado de trabalho e inflação são divulgados no último dia útil do ano
Nesta última sexta-feira do ano (27), os dados de mercado de trabalho e de inflação no Brasil serão o foco das atenções. Pela manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) e divulga os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) sobre geração de emprego formal. Além disso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulga o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) e o IBGE apresenta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), com expectativa de crescimento de 0,45% na comparação mensal.
Presidente da Câmara defende a liberação de emendas parlamentares pelo STF
Na seara política, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), após se reunir com o presidente Lula, afirmou que novos esclarecimentos sobre as emendas parlamentares serão fornecidos ao ministro Flávio Dino ainda hoje. Os pagamentos das emendas foram suspensas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em resposta a uma ação movida pelo Psol. De acordo com Lira, os pagamentos estão respeitando as determinações do STF e uma lei aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Lula para disciplinar as emendas.
Outras notícias
- O ministro do STF Alexandre de Moraes pediu explicações ao ex-deputado federal Daniel Silveira sobre novas acusações de violação das medidas cautelares durante o cumprimento do livramento condicional.
- A Petrobras recebeu uma demanda societária pedindo a suspensão da distribuição de dividendos antecipados no ano de 2022 ou, alternativamente, para condicioná-la ao mínimo de 25% previsto no Estatuto Social da Petrobras.
- A Hidrovias do Brasil cancelou um aumento de capital de até 1,5 bilhão de reais devido à piora do quadro macroeconômico do país.
(Com Agência Brasil, Reuters e Estadão)
Júlio Rossato