Crie um ambiente seguro
Para proteger seu pet durante a queima de fogos, é importante colocá-lo em um ambiente seguro, preferencialmente interno, onde ele se sinta confortável e o barulho seja menor. Retire objetos que possam machucá-lo ou quebrar, pois eles podem se agitar devido ao estresse.
Tente cansá-lo e crie distrações
Passear com o seu pet ou brincar com ele antes da queima de fogos pode ajudar a cansá-lo e desestressá-lo, melhorando seu humor e agitação durante o evento. Evite alimentá-lo próximo à hora da queima e não o deixe sozinho durante o período.
Abafe o som
Existem técnicas para abafar o som dos fogos, como caixas para pet que abafam sons e protetores auriculares, caso seu pet aceite. Você pode ainda colocar sons diversos na televisão ou caixa de som para criar uma distração.
Identifique o seu pet
Cheque se o seu pet possui uma coleira de identificação com seus dados de contato, pois muitos animais podem se agitar e fugir durante a queima de fogos.
Bandagens e ‘tellington touch’
A técnica de amarração com bandagens tellington touch pode ajudar a diminuir o estresse em animais. Saiba mais sobre o procedimento com o especialista em comportamento animal Alexandre Rossi no vídeo disponívelaqui.
Júlio Rossato