Preços do petróleo sobem com otimismo sobre a economia da China
Os preços do petróleo subiram quase 2% nesta quinta-feira, com os investidores retornando para o primeiro dia de negociações do novo ano com um olhar otimista sobre a economia da China e a demanda por combustíveis após uma promessa do presidente Xi Jinping de promover o crescimento.
Os contratos futuros do petróleo Brent subiram 1,29 dólar, ou 1,73%, para 75,93 dólares por barril, depois de ganharem 0,65 dólar na terça-feira, o último dia de negociação de 2024. O petróleo bruto dos EUA (WTI) subiu 1,41 dólar, ou 1,97%, para 73,13 dólares.
Dados econômicos chineses otimistas
Jim Ritterbusch, da Ritterbusch and Associates, na Flórida, atribuiu grande parte dos ganhos aos dados econômicos chineses otimistas e disse que espera que o WTI avance para mais de 74 dólares.
Xi disse em seu discurso de Ano Novo na terça-feira que a China implementaria políticas mais proativas para promover o crescimento em 2025.
Estoques de combustível dos EUA
O aumento dos estoques de combustível registrado nos Estados Unidos teve pouco efeito sobre os preços. Os dados dos estoques nos EUA, divulgados nesta quinta-feira, mostraram que os estoques de gasolina aumentaram em 7,7 milhões de barris na semana, para 231,4 milhões de barris, enquanto os estoques de destilados, que incluem diesel e óleo para aquecimento, subiram 6,4 milhões de barris, para 122,9 milhões de barris. Os estoques de petróleo bruto, por sua vez, caíram menos do que o esperado, diminuindo 1,2 milhão de barris, para 415,6 milhões de barris na semana passada, em comparação com as expectativas dos analistas em uma pesquisa da Reuters de uma redução de 2,8 milhões de barris. [EIA/S]
Júlio Rossato