Ações de dividendos são estratégia defensiva e lucrativa em 2025
A Bolsa brasileira iniciou 2025 com desconfiança e ceticismo. A XP Investimentos revela em seu relatório que a alta dos juros pode impactar negativamente o desempenho das ações brasileiras. Investir em ações que pagam dividendos pode ser uma estratégia defensiva e lucrativa, já que envolve empresas geradoras de caixa e posicionadas em setores menos cíclicos, recomendadas para o momento atual.
Composição da carteira de ações
Empresas com histórico de lucros robustos e perspectivas de seguir com bons resultados são privilegiadas na composição de uma carteira de ações focada em renda passiva. Empresas já consolidadas em setores menos cíclicos são frequentemente recomendadas para este fim.
Por que investir em dividendos?
Investir em dividendos é ainda mais recomendado em 2025. Empresas com caixa robusto são favorecidas, pois conseguem rentabilizar esse caixa com as altas taxas de juros atuais. Além disso, comprar ações com preços descontados é uma oportunidade a favor do investimento em ações de dividendos neste ano.
Empresas e setores recomendados
A Petrobras, Banco do Brasil, CPLF Energia, Vale e Bradespar são algumas das empresas recomendadas pelos analistas. As empresas de energia, saneamento, commodities e bancos são citadas como setores que podem guiar as decisões de alocação. O setor financeiro é o que mais paga proventos na B3, já que a baixa competição entre instituições financeiras lhes confere elevada lucratividade. O setor de seguros também é destacado pelos especialistas.
Conclusão
Investir em ações de dividendos pode ser uma estratégia defensiva e lucrativa em 2025. As empresas e setores recomendados pelos especialistas podem guiar as decisões de alocação e garantir uma boa rentabilidade para os investidores.
Júlio Rossato