Dell reformula marca de seus PCs
A Dell está reformulando a marca de seus PCs de maneira que lembra as convenções de nomenclatura da Apple, em um esforço para impulsionar a demanda.
Nomes de produtos antigos, como “XPS” e “Inspiron,” serão substituídos por uma marca mais simplificada que gira em torno da palavra Dell em sua nova geração de dispositivos, anunciou a empresa nesta segunda-feira (6), antes da CES, a feira anual de eletrônicos de consumo que acontece esta semana.
“Os clientes realmente preferem nomes fáceis de lembrar e pronunciar,” afirmou o diretor de operações, Jeff Clarke, em uma coletiva com jornalistas antes da feira. Os compradores não deveriam gastar tempo “tentando decifrar nossa nomenclatura, que às vezes foi um pouco confusa,” disse ele.
Novas estratégias para incentivar atualizações
As vendas de PCs têm sido fracas há anos, após um frenesi de compras no início da pandemia. Dell e concorrentes como HP e Lenovo estão tentando novas estratégias para incentivar atualizações. Sistemas otimizados por inteligência artificial e o fim iminente do suporte ao Windows 10 da Microsoft têm sido apontados como catalisadores para novas compras.
Categorias de novos PCs da Dell
Agora, a maioria dos novos PCs da empresa será dividida em três categorias: Dell, Dell Pro e Dell Pro Max.
Defendendo a escolha de nomes
Os participantes da coletiva rapidamente questionaram as semelhanças com a maneira como a Apple nomeia seus dispositivos. As gerações recentes do iPhone também utilizam os nomes “pro” e “pro max” para diferenciar dispositivos de categoria superior.
Os executivos da Dell defenderam a escolha, dizendo que ninguém possui palavras como “pro” ou “max.” As decisões foram baseadas em pesquisas com “dezenas de milhares de clientes,” disse Clarke. Uma semelhança com a abordagem da Apple é a maneira como a Dell está “ancorando” seus produtos a um nome simples, explicou Kevin Terwilliger, vice-presidente da divisão de PCs da Dell.
Alienware não faz parte da renomeação
A Alienware, marca de PCs voltada para jogos adquirida pela Dell em 2006, não faz parte da renomeação. Muitos dos novos dispositivos com a marca Dell incluirão unidades de processamento neural — chips otimizados para tarefas de inteligência artificial, afirmou Terwilliger em uma entrevista.
Substituição de PCs envelhecidos pela inovação em IA
“Há uma base instalada de 1,5 bilhão de PCs — e ela está envelhecendo — e esses PCs precisarão ser substituídos pela inovação em IA,” disse o CEO Michael Dell na coletiva. A nova nomenclatura “tornará mais fácil para nossos clientes fazerem negócios conosco.”
Júlio Rossato