Elon Musk prepara lançamento de nova versão de sua IA, o Grok 3
Elon Musk anunciou que o lançamento da nova versão de sua inteligência artificial, o Grok 3, está próximo. A nova versão é resultado de um poder computacional dez vezes superior ao Grok 2. O lançamento já extrapolou as previsões anteriores e não há muitas informações disponíveis sobre o andamento do projeto. O Grok 3 é a maior aposta de Musk até agora, e a competição no setor de inteligência artificial é acirrada.
Concorrência acirrada
Empresas como Alphabet (controladora do Google), OpenAI (e sua investidora Microsoft), Anthropic (e sua investidora Amazon) e Meta também estão investindo pesado em suas iniciativas de IA para ocupar o posto de IA mais poderosa do mundo. Musk criou a xAI, sua empresa de inteligência artificial, e tem recebido investimentos de gestoras como BlackRock e Sequoia Capital, que contribuíram para um aporte de US$ 6 bilhões.
Poder computacional
Musk afirmou que é necessário muito poder computacional para desenvolver inteligência artificial. O Grok 3 está sendo desenvolvido em um supercomputador de 100 mil GPUs Hopper Tensor Core, o maior cluster dedicado ao treinamento de IA do mundo. A xAI está expandindo sua infraestrutura e já está no processo de dobrar sua capacidade para 200 mil GPUs.
Limites de aprimoramento
Especialistas ainda não sabem quanto os modelos de IA respondem a um aumento de poder computacional antes de atingir um limite de escala. As empresas seguem investindo pesado em infraestrutura para desenvolver IA generativa, apesar dos elevados custos. A Microsoft espera investir US$ 80 bilhões na construção de data centers para treinamento de IA. Embora o Grok 2 tenha sido competitivo em benchmarks, alguns modelos podem ser refinados para esse uso específico.
Júlio Rossato