Jovem tenista brasileiro João Fonseca sobe no ranking da ATP
O jovem tenista brasileiro João Fonseca, de apenas 18 anos, subiu 32 posições no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), após vencer o Challenger de Camberra, na Austrália, no fim de semana. Agora, ele ocupa a 113ª colocação, a melhor de sua carreira até o momento. Fonseca é agora o número três do Brasil, atrás apenas de Thiago Wild (76º) e Thiago Monteiro (106º).
Entrar no Top 100 é uma das principais metas de tenistas dessa idade, pois permite que o atleta entre nas chaves principais dos quatro Grand Slams da temporada e facilite a presença em torneios de nível inferior, como os Masters 1000. Fonseca conquistou seu segundo título de Challenger em Camberra, que está abaixo apenas das competições ATPs (ATP 250, ATP 500 e Masters 1000).
O jovem carioca estreará no qualifying do Aberto da Austrália na madrugada desta terça-feira, contra o argentino Federico Augustín Gómez, 136º do mundo. Fonseca precisa vencer as três partidas no quali para entrar na chave principal do primeiro Grand Slam do ano. Se for bem-sucedido, entrará numa chave deste nível pela primeira vez na carreira.
No momento, o Brasil tem apenas um garantido na disputa principal do Aberto da Austrália: Thiago Wild. O número 1 do Brasil perdeu duas posições e caiu para 76º nesta segunda, enquanto Monteiro conquistou três postos: 106º.
Na lista dos 10 melhores do mundo, não houve muitas mudanças no feminino, mas no masculino, o australiano Alex de Minaur subiu para o oitavo lugar, jogando o russo Andrey Rublev para o nono posto.
Júlio Rossato