Primeiro-ministro canadense renuncia ao cargo
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou sua renúncia após quase uma década no poder e a suspensão do parlamento até 24 de março para escolha de novo líder, após semanas de especulação sobre seu futuro político. Filho do ex-primeiro-ministro Pierre Trudeau, o mandato de Justin Trudeau como primeiro-ministro começou em outubro de 2015, quando o ainda novato na política liderou o partido Liberal a uma vitória sobre os conservadores.
Popularidade em baixa
A popularidade de Trudeau atingiu os níveis mais baixos nos últimos meses, além de os membros de seu próprio partido se voltarem contra ele, com renúncias de ministros e críticas abertas a sua capacidade de governar.
Problemas econômicos
A inflação crescente e os esforços de seu governo para impulsionar a economia canadense incentivando a imigração enfrentaram uma reação negativa dentro do país.
Turbulência política em meio a posse de Trump
A turbulência política ocorre enquanto o Canadá espera a posse de Donald Trump no vizinho Estados Unidos. O presidente eleito prometeu impor tarifas sobre todas as importações canadenses em seu primeiro dia no cargo. O Canadá e os Estados Unidos são os maiores parceiros comerciais um do outro. Trudeau visitou Trump em Mar-a-Lago no final de novembro, na esperança de que ele reconsidere sua ameaça de tarifas.
Nova liderança
Trudeau declarou: “Pretendo renunciar como líder do partido e como primeiro-ministro após a seleção de um novo líder pelo partido.”
Júlio Rossato