Sanepar investe em obras de saneamento na região Noroeste do Paraná
A Sanepar fez grandes investimentos nos municípios da região Noroeste do Paraná em 2024. Além dos empreendimentos entregues à população ao longo do ano, a Companhia termina o período com 17 grandes obras em andamento que somam R$ 417,3 milhões.
Do volume total de investimentos em 2024, 84% foram direcionados à ampliação do sistema de esgotamento sanitário em diferentes localidades da região, tais como: Campo Mourão, Juranda, Mandaguari, Floriano – distrito de Maringá, Nova Esperança, Paiçandu, Querência do Norte, Cianorte, Douradina e Umuarama. Em Campina da Lagoa e no distrito de Iguatemi, em Maringá, estão sendo executadas obras de implantação de modernos sistemas.
Para garantir o atendimento da população de Umuarama estão sendo implantadas novas unidades de captação de água nos ribeirões Araras e Piava, com a construção de barragens, além da infraestrutura necessária para interligar o empreendimento ao sistema já existente.
A região Noroeste tem recebido recursos tanto para permitir o crescimento e promover o desenvolvimento das cidades, quanto para cuidar das pequenas comunidades. Em 2024, a Sanepar concluiu grandes obras que contribuíram para saúde, qualidade de vida e desenvolvimento econômico da região.
Entre as obras de maior importância está a ampliação da ETE Rio do Campo, em Campo Mourão. Concluída em março deste ano, a nova unidade vai contribuir para que o município antecipe as metas de universalização do saneamento.
Também foi investido para manter 100% da população abastecida com água tratada em diferentes cidades. Obra de destaque na região, já entregue, é a implantação da captação Rio Ligeiro, em Cianorte, que amplia a capacidade de produção de água local em quase 60%. Os investimentos já executados superam os R$ 208 milhões.
O gerente geral da Sanepar na região Noroeste, Sérgio Portela, também destaca que a Sanepar está mudando a realidade de Floriano e Iguatemi, distritos de Maringá, com as obras de esgotamento sanitário.
“São duas novas e modernas estações de tratamento, além das novas redes coletoras. A universalização destes serviços nos distritos irá beneficiar muitas gerações, contribui tanto para a saúde da população quanto para a preservação ambiental”, destaca, observando ainda que as obras proporcionam atualização das tecnologias empregadas nas unidades operacionais e ganhos de eficiência de atendimento da população.
Júlio Rossato