Secretário de Estado dos EUA destaca importância da cooperação para deter a Coreia do Norte
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, destacou a importância da cooperação entre os EUA, a Coreia do Sul e o Japão para deter Pyongyang, após um teste de míssil norte-coreano realizado durante sua visita a Seul nesta segunda-feira (06). A Coreia do Norte disparou um míssil balístico de alcance intermediário, que voou mais de 1.100 quilômetros para o leste antes de cair no mar, segundo os militares da Coreia do Sul.
Colaboração entre os EUA, Coreia do Sul e Japão
Blinken ressaltou a importância da colaboração entre os EUA, a Coreia do Sul e o Japão, incluindo o compartilhamento de dados sobre mísseis em tempo real e a realização de exercícios militares trilaterais. Ele disse que o lançamento do míssil é um lembrete para todos sobre a importância do trabalho colaborativo.
Alerta sobre laços entre Coreia do Norte e Rússia
Blinken também alertou sobre o aprofundamento dos laços da Coreia do Norte com a Rússia, afirmando que Washington acredita que a Rússia pretende compartilhar tecnologia espacial e de satélites com a Coreia do Norte em troca de seu apoio à guerra da Ucrânia, na qual mais de 1.000 soldados norte-coreanos foram mortos ou feridos.
Progressos na cooperação trilateral
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez progressos no aprofundamento da cooperação trilateral entre os EUA, a Coreia do Sul e o Japão, apesar de questões históricas que frequentemente têm prejudicado as relações entre os vizinhos asiáticos. Blinken se reuniu na segunda-feira com o presidente interino da Coreia do Sul, Choi Sang-mok, e afirmou que, embora Washington tenha “sérias preocupações” sobre as ações do presidente Yoon Suk Yeol, tem confiança nas instituições do país e na resistência democrática.
Júlio Rossato