Aumento de rendimentos dos Treasuries pode causar turbulência no mercado de títulos
Os rendimentos dos Treasuries estão subindo rapidamente e há um risco de turbulência no mercado de títulos, semelhante à agitação que levou à renúncia da então primeira-ministra britânica Liz Truss, segundo Torsten Slok, economista-chefe da Apollo Global Management. Com os rendimentos de 10 anos agora em 4,6%, o nível mais alto desde maio de 2024, há preocupações sobre como os EUA gerenciarão seu crescente fardo da dívida, especialmente em um momento em que o presidente eleito Donald Trump prometeu cortes de impostos.
Em 2022, os investidores se rebelaram contra os projetos de gastos de Truss, desencadeando um colapso do mercado que fez a libra despencar, os rendimentos do Reino Unido dispararem e levou os fundos de pensão à beira do colapso. Embora a maioria dos investidores convencionais diga que é improvável que os EUA repitam esse nível de turbulência, há preocupações crescentes de que as políticas de Trump alimentem a inflação e desconcertem os investidores em títulos.
Outro indicativo da ansiedade do mercado de títulos pode ser visto em uma métrica chamada prêmio de prazo, que é o rendimento adicional que os investidores exigem para manter dívidas de longo prazo em vez de renovar títulos de curto prazo à medida que vencem. Recentemente, esse prêmio atingiu o nível mais alto desde 2015.
Os investidores em ações também sofrerão se os rendimentos dos Treasuries permanecerem altos e as empresas tiverem que enfrentar custos de empréstimos persistentemente elevados, disse Slok. Em 2022, os rendimentos dos títulos dos EUA dispararam e o S&P 500 caiu 19%.
Júlio Rossato