Incêndio florestal atinge área costeira de luxo de Los Angeles
Mais de 30.000 pessoas deixaram suas casas devido a um incêndio florestal que atingiu uma área costeira de luxo de Los Angeles durante a noite, com celebridades de Hollywood entre os que fugiram de carro e a pé enquanto as chamas se aproximavam.
Esperava-se que as condições climáticas se deteriorassem ainda mais durante esta quarta-feira, pois uma tempestade de vento e condições áridas alimentaram as chamas no bairro de Pacific Palisades e em pelo menos dois outros pontos na área de Los Angeles, segundo os meteorologistas.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência na terça-feira.
Área de Pacific Palisades é afetada
Várias edificações foram destruídas e cerca de 1.200 hectares foram queimados em Pacific Palisades, que fica entre as cidades praianas de Santa Monica e Malibu, segundo as autoridades. A área é lar de muitas estrelas do cinema e da música.
As estradas ficaram congestionadas com pessoas fugindo das chamas, algumas abandonando seus carros enquanto o fogo se aproximava. Nuvens de fumaça e chamas se erguiam no céu noturno de Los Angeles e seus subúrbios.
Ordem de evacuação obrigatória
O incêndio em Pacific Palisades, entre Santa Monica e Malibu, levou o Departamento de Bombeiros de Los Angeles a emitir uma ordem de evacuação obrigatória para uma grande região.
O ator Steve Guttenberg disse à rede de televisão KTLA que seus amigos foram impedidos de fugir porque outras pessoas haviam abandonado seus carros na estrada.
Feridos e prejuízos
Várias pessoas ficaram feridas no incêndio de Palisades, algumas com queimaduras no rosto e nas mãos, disse um oficial do Corpo de Bombeiros à KTLA. Uma bombeira sofreu um ferimento na cabeça. No entanto, nenhuma morte foi registrada.
O fogo queimou algumas árvores no terreno do Getty Villa, um museu repleto de obras de arte de valor inestimável, mas a coleção permaneceu segura em grande parte porque os arbustos próximos foram aparados como medida preventiva, informou o museu.
Condições climáticas pioram
Antes do início do incêndio, o Serviço Nacional de Meteorologia havia emitido seu alerta máximo para condições extremas de incêndio em grande parte do Condado de Los Angeles de terça a quinta-feira.
Com baixa umidade e vegetação seca devido à falta de chuva, as condições eram “as piores possíveis em termos de clima de incêndio”, disse o serviço.
Biden oferece ajuda federal
Os ventos fortes forçaram uma mudança nos planos de viagem do presidente norte-americano, Joe Biden, deixando o Air Force One em terra em Los Angeles. Ele havia planeado fazer um voo curto para o interior do Coachella Valley para uma cerimônia de criação de dois novos monumentos nacionais na Califórnia.
Biden disse em um comunicado durante a noite que havia sido informado sobre os incêndios florestais e ofereceu ajuda federal. Um subsídio federal já havia sido aprovado para ajudar a reembolsar o Estado da Califórnia por sua resposta ao incêndio, disse Biden.
Júlio Rossato