Jornalista italiana é libertada do Irã e retorna para casa
A jornalista italiana Cecilia Sala foi libertada da prisão no Irã e está retornando para casa, informou o gabinete da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, nesta quarta-feira (08).
Sala, de 29 anos, estava trabalhando com um visto regular de jornalista, mas foi detida em Teerã em 19 de dezembro e mantida em confinamento solitário na famosa prisão Evin, na capital iraniana.
Sala foi detida três dias depois que o empresário iraniano Mohammad Abedini foi preso em Milão com um mandado dos Estados Unidos por supostamente fornecer peças de drones que, segundo Washington, foram usadas em um ataque em 2024 que matou três militares norte-americanos na Jordânia. O Irã negou envolvimento no ataque.
A declaração da Itália disse que Sala havia sido libertada “graças ao intenso trabalho nos canais diplomáticos e de inteligência”, mas não fez nenhuma menção ao caso Abedini. Uma fonte com conhecimento do assunto disse que Abedini permanece em uma prisão de Milão.
Sala trabalha para o jornal Il Foglio e para a empresa de podcast Chora Media. Sua rápida libertação representa uma vitória diplomática para Meloni, que temia que o caso pudesse se arrastar por semanas.
Espera-se que a primeira-ministra italiana cumprimente Sala pessoalmente quando ela aterrissar em Roma nesta quarta-feira.
Júlio Rossato