Mais de 400 pessoas resgatadas após terremoto no Tibete
Mais de 400 pessoas foram resgatadas dos escombros após o terremoto de magnitude 6,8 que atingiu o Tibete na terça-feira, informaram as autoridades chinesas. O epicentro do tremor foi localizado em Tingri, no Tibete da China, e também afetou Nepal, Butão e Índia.
Algumas pessoas ainda estão desaparecidas e correm risco de hipotermia rápida devido às baixas temperaturas na região de alta altitude, que chegaram a 18 graus Celsius negativos durante a noite. Especialistas afirmam que mesmo pessoas sem ferimentos podem sobreviver por apenas cinco a dez horas.
As equipes de resgate estão sob pressão para encontrar sobreviventes em uma área aproximadamente do tamanho do Camboja, onde centenas de tremores secundários foram registrados. Famílias foram abrigadas em tendas erguidas por soldados e trabalhadores humanitários, como mostrado em imagens transmitidas pela televisão estatal CCTV.
Pelo menos 126 pessoas morreram e 188 ficaram feridas no lado tibetano, segundo a emissora estatal CCTV. Não foram registradas mortes no Nepal ou em qualquer outro lugar.
Júlio Rossato