Ministério da Saúde acompanha surto de vírus respiratório na China
O Ministério da Saúde informou que está acompanhando atentamente o surto de metapneumovírus humano (HMPV) que tem afetado principalmente crianças na China. Embora não haja alerta internacional da OMS no momento, a vigilância epidemiológica brasileira está em contato constante com autoridades sanitárias de vários países, incluindo a China, para monitorar a situação.
As últimas atualizações do CDC da China mostram que a magnitude e a intensidade das infecções respiratórias registradas foram menores do que no mesmo período do ano anterior. No entanto, houve um aumento nas infecções respiratórias agudas, incluindo gripe sazonal, HMPV, infecção por rinovírus, VSR e outros, especialmente nas províncias do norte chinês.
O ministério enfatizou a importância das medidas de prevenção e controle de infecções respiratórias, incentivando a vacinação para grupos prioritários como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades. As vacinas contra a covid-19 e a influenza continuam sendo eficazes contra formas graves de ambas as doenças, reduzindo o número de hospitalizações e mortes. O uso de máscaras faciais também é incentivado para pessoas com sintomas gripais e resfriados.
O HMPV é um vírus respiratório que causa infecções nas vias respiratórias superiores e inferiores. Embora seja conhecido no mundo, pode evoluir para casos graves que requerem internação. O ministério monitora a circulação de diversos patógenos respiratórios no país através do Sivep.
Júlio Rossato