Aumentos salariais no Japão
O Banco do Japão afirmou que a escassez de mão de obra tem tornado as empresas mais conscientes da necessidade de elevar os salários. Algumas empresas já estão examinando o quanto poderão aumentar os salários neste ano, informou o banco central japonês nesta quinta-feira, sinalizando uma confiança crescente de que os aumentos salariais verificados no ano passado continuarão. O Banco do Japão tem dito repetidamente que aumentos salariais sustentados e de base ampla são um pré-requisito para elevar a taxa de juros de curto prazo dos atuais 0,25%, um movimento que alguns analistas apostam que poderá ocorrer já na reunião deste mês.
Aumento de salários no Japão
De acordo com o gerente do Banco do Japão em Osaka, Kazushige Kamiyama, mais empresas estão anunciando sua intenção de aumentar os salários mais cedo do que no passado e a necessidade de aumentar os salários é mais amplamente compartilhada entre as pequenas empresas. É possível esperar ganhos salariais sólidos este ano. Algumas empresas estão discutindo detalhes sobre o ritmo de aumento dos juros, enquanto outras estão indecisas sobre o quanto elevarão os salários ou cautelosas em relação aos aumentos.
Próxima reunião do Banco do Japão
O Banco do Japão avaliará os fatores apresentados em sua próxima reunião em 23 e 24 de janeiro para decidir se a economia está se fortalecendo o suficiente para justificar um novo aumento da taxa de juros. O Banco do Japão abandonou os juros negativos em março do ano passado e elevou a taxa de curto prazo para 0,25% em julho. Todos os entrevistados em uma pesquisa da Reuters realizada no mês passado esperavam que o Banco do Japão aumentasse os juros para 0,50% até março.
Júlio Rossato