Nicolás Maduro é empossado para terceiro mandato em meio a crise e contestações eleitorais
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, tomou posse para seu terceiro mandato no cargo nesta sexta-feira, apesar de seis meses de disputa sobre as eleições presidenciais contestadas de julho do ano passado e de pedidos internacionais para que ele se afastasse. Maduro permanece no poder mesmo após quase 12 anos marcados por uma profunda crise econômica e social no país.
A posse do presidente ocorre em meio a uma crise política e econômica na Venezuela, com uma hiperinflação que tornou a moeda local praticamente inútil e uma escassez de alimentos e remédios que levou milhões de venezuelanos a deixarem o país. Além disso, a reeleição de Maduro em 2018 foi considerada ilegítima por muitos países e organizações internacionais, o que gerou uma série de sanções econômicas contra o país.
Apesar das críticas e contestações, Maduro afirmou que seu novo mandato irá focar na reconstrução econômica do país e que está aberto ao diálogo com a oposição para superar a crise política. No entanto, muitos opositores consideram que a posse do presidente é uma afronta à democracia e pedem novas eleições no país.
Júlio Rossato