Procon de Maringá realiza mais de 15 mil atendimentos em 2024
O Procon de Maringá realizou mais de 15 mil atendimentos em 2024. Segundo a coordenadora do órgão, Coronel Audilene, o consumidor pode procurar o Procon sempre que houver uma relação de consumo e o contrato for de alguma forma quebrado, ou não cumprido. Os canais de atendimento do Procon são: 151 e (44) 3293-8150, além do email procon@maringa.pr.gov.br.
Cartilha com orientações de consumo será entregue nas escolas
Até o início das aulas, o Procon vai elaborar uma cartilha com orientações lúdicas para crianças sobre noções de educação financeira, como não cair em furadas e ser um bom consumidor. A cartilha será entregue nas escolas e será ensinado às crianças como economizar energia, água, luz, telefone e ar-condicionado. Além disso, será explicado que a pesquisa de preço é importante e que comprar produtos estragados pode trazer prejuízos à saúde. A cartilha será elaborada em linguagem simples para que a criança possa entender e aplicar no seu dia a dia.
Pesquisas divulgadas pelo Procon
O Procon de Maringá divulga semanalmente o preço dos combustíveis e mensalmente da cesta básica e gás de cozinha. Na época do material escolar, é divulgado o preço dos materiais em diferentes lojas. O Procon também faz pesquisas para eventos como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal. As pesquisas são divulgadas no portal do Procon com detalhes sobre o preço por loja.
Atuação do Procon nas reclamações dos consumidores
O Procon atua em reclamações de consumidores relacionadas a problemas como taxas bancárias, cobranças indevidas em operadoras de celular, empréstimos não feitos, água e luz cobradas a mais sem justificativa, produtos com defeitos e atraso na entrega de encomendas. O consumidor pode procurar o Procon para análise da documentação e reclamação junto ao fornecedor. Se não houver acordo, é feita uma notificação e, se necessário, uma audiência para resolução do problema. Caso não seja resolvido, o consumidor pode entrar com ação no Juizado Especial. O Procon também divulga os fornecedores que apresentam problemas e não resolvem a situação.
Júlio Rossato