Agentes de trânsito de Maringá utilizam dispositivo de choque
Cerca de 60 agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá estão utilizando dispositivos de choque para autodefesa. A lei que permite o uso de armas não letais foi aprovada pelos vereadores de Maringá em 2024 e já está em vigor. Os agentes já foram capacitados e treinados para usar os equipamentos que disparam choques para imobilizar possíveis agressores.
Lei em vigor
Um artigo que estipulava um prazo de 90 dias para a lei entrar em vigor foi vetado pelo prefeito Silvio Barros. O secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Alves, diz que não havia necessidade de prazo para adequação à lei, pois a maioria dos agentes já está qualificada e treinada para operar o equipamento.
Segurança dos agentes
Os agentes só poderão portar o dispositivo de choque em horário de expediente e o equipamento é da secretaria. Já houve casos de agentes agredidos durante o exercício da função, por isso, o objetivo é que o dispositivo dê mais segurança aos agentes. O equipamento será utilizado com consciência no momento em que o agente estiver sofrendo algum tipo de risco e pode gerar responsabilidade criminal caso seja utilizado indevidamente.
Júlio Rossato