Balneário Camboriú declara emergência devido a chuvas intensas
Balneário Camboriú (SC) decretou nesta quinta-feira (16) situação de emergência por causa das intensas chuvas que causaram alagamentos em diversas áreas da cidade.
Pelo menos 17 vias estão inteditadas, com a água bloqueando importantes avenidas, como a Atlântica, e inundando carros e residências.
As chuvas começaram na noite de quarta-feira (15) e também afetaram os municípios vizinhos de Camboriú, Itajaí, Itapema e Governador Celso Ramos, que também declararam emergência.
Gabinete de crise e evacuações
A prefeita Juliana Pavan (PSD) anunciou a criação de um gabinete de crise para monitorar a situação e pediu à população que evite sair de casa. A estação rodoviária municipal também está sem ônibus, e a Câmara de Vereadores suspendeu suas atividades.
A prefeitura disponibilizou abrigos emergenciais em três bairros e já registrou a evacuação de uma família devido a um deslizamento de terra.
Pedido de ajuda ao governo estadual
Pavan solicitou ajuda ao governo estadual, ressaltando que a cidade enfrenta limitações para atender a população afetada, uma vez que equipamentos e suprimentos foram enviados ao Rio Grande do Sul no ano anterior.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), se comprometeu a enviar equipes técnicas para auxiliar Balneário Camboriú, lembrando que Santa Catarina havia prestado ajuda durante as enchentes que atingiram seu estado.
Registros de chuva
Entre 5h e 11h, Camboriú registrou 167 mm de chuva, seguido por Itajaí com 142,1 mm e Balneário Camboriú com 122,6 mm.
Equipe InfoMoney
Júlio Rossato