Presidente do Senado agradece Lula pela aprovação da reforma tributária
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi decisiva para a aprovação da reforma tributária e de sua regulamentação, hoje sancionada pelo presidente da República no Palácio do Planalto.
Representando o Congresso, Pacheco disse que a reforma foi possível pela compreensão recíproca de Câmara e Senado e porque a sociedade compreendeu que o sistema atual não poderia mais vingar.
Pacheco agradeceu à imprensa pela cobertura sobre a reforma tributária e disse que o Congresso nunca desacreditou da mudança no sistema tributário brasileiro, mesmo depois de décadas de discussão no Legislativo.
A regulamentação da reforma foi aprovada no fim do ano passado, em dois turnos, pela Câmara e pelo Senado. Em seu discurso na cerimônia de sanção da lei complementar de regulamentação da reforma tributária, Pacheco elogiou Lula pela defesa da democracia e fez diversos acenos ao petista, dizendo que a defesa da democracia nos uniu. Também afirmou que a verdade sempre prevalece, e prevaleceu na reforma tributária.
O senador, que está de saída da presidência do Senado, disse se orgulhar de ter sido seu último ato nesta longa jornada da reforma tributária entregar à sanção do presidente Lula.
Júlio Rossato