Mercado livre de energia em crescimento
Especialistas apontam que a ampliação da competição no mercado livre de energia em 2024 vai exigir criatividade das fornecedoras para atrair novos clientes. A abertura do mercado livre em janeiro de 2024 para todos os consumidores de alta tensão levou a uma intensa migração do mercado regulado para o livre. No ambiente de contratação livre (ACL), o consumidor pode negociar diretamente a compra da energia com o próprio gerador ou com uma comercializadora.
Mais de 100 mil consumidores aptos para aderir ao mercado livre
A abertura deixou mais de 100 mil consumidores aptos para aderir ao mercado livre, segundo dados da Thunders. Apenas em novembro, 2.149 unidades consumidoras saíram do mercado regulado e entraram no ambiente livre, número recorde. A maior parte das migrações foi realizada pelas comercializadoras Cemig, Matrix e EDP Smart, segundo o levantamento.
Empresas devem ser criativas para se destacarem
Para atrair novos clientes, as fornecedoras de energia precisarão ser mais criativas e buscar diferentes abordagens, segundo especialistas. O sócio da área de Energia, Infraestrutura & Projetos do Veirano Advogados, Alberto Fialho, aponta que a exposição ao mercado deve ser melhorada com criatividade. Ainda há oportunidades em negociação, sobretudo entre clientes de menor porte de consumo. Novos arranjos de contratos dentro do modelo de autoprodução, como acordos por equiparação ou de arrendamento, tendem a ganhar espaço.
Explicar o mercado de energia pode ser um diferencial
Com a maior competição pelo cliente final, as empresas que conseguirem explicar de forma didática para os consumidores como funciona o mercado de energia podem se destacar. Além disso, ter disponibilidade de atendimento e poder oferecer todo um leque de serviços e de atenção ao cliente também pode ser um diferencial importante, segundo especialistas.
Júlio Rossato