Fórum Econômico Mundial 2025: Desafios e Oportunidades
A edição 2025 do Fórum Econômico Mundial vai começar marcada por uma série de desafios, refletindo a incerteza geoeconômica, tensões comerciais, polarização cultural e ansiedade climática. O encontro, inclusive, começa em Davos, Suíça, no mesmo dia em que Donald Trump será empossado como presidente dos Estados Unidos, em um mandato que promete agitar a economia e a política globais.
Colaboração para a Era Inteligente
O tema para o evento deste ano será “Colaboração para a Era Inteligente”. A reunião será organizada em cinco áreas principais:
- Reimaginando o Crescimento
- Indústrias na Era Inteligente
- Investindo em Pessoas
- Protegendo o Planeta
- Reconstruindo a Confiança
Os principais questionamentos para os líderes que vão participar do evento incluem: como evitar a fragmentação e construir um futuro mais inteligente? De que maneira a inovação pode enfrentar crises como a mudança climática e o uso indevido da tecnologia? Será que a ação coletiva e a liderança responsável podem promover igualdade, sustentabilidade e colaboração, ao invés de aprofundar divisões existentes?
Líderes Confirmados
Mais de 350 líderes governamentais, incluindo 60 chefes de estado, participarão do evento. Entre os líderes confirmados estão Donald J. Trump, presidente eleito dos Estados Unidos que vai participar virtualmente, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, entre outros. Além disso, o encontro contará com a presença de chefes de organizações internacionais, como António Guterres, secretário-geral da ONU, e Kristalina Georgieva, diretora-geral do FMI. Mais de 1.600 líderes empresariais e 170 representantes da sociedade civil também estarão presentes.
Conclusão
O Fórum Econômico Mundial 2025 é uma oportunidade para líderes de todo o mundo discutirem soluções para os desafios globais que enfrentamos atualmente. Com o tema “Colaboração para a Era Inteligente”, os participantes abordarão questões importantes, como o crescimento econômico, a inovação, o desenvolvimento humano, a proteção do planeta e a construção de confiança. Espera-se que o evento resulte em importantes avanços em direção a um futuro mais sustentável e inteligente.
Júlio Rossato