Meta se prepara para possível banimento do TikTok nos EUA
A Meta realizou uma sessão de perguntas e respostas com funcionários para discutir o estado da política americana. Alex Schultz, diretor de marketing, afirmou que a empresa está prestando atenção especial ao destino do TikTok, um de seus maiores concorrentes. A Meta tem o potencial de se beneficiar se o TikTok for banido nos Estados Unidos, deixando os 170 milhões de usuários mensais do TikTok em uma situação complicada. A Meta enviou equipes para atrair os criadores e usuários do TikTok, incluindo a possibilidade de trazer alguns de seus vídeos para o Instagram. O YouTube também fez mudanças para atrair criadores do TikTok.
Planejamento para banimento do TikTok
A Meta e o Google se prepararam para a possibilidade de um banimento do TikTok nos Estados Unidos. Na reunião da Meta na quarta-feira, executivos discutiram como dividir recursos internos para lidar com um potencial influxo de usuários do TikTok. Algumas equipes discutiram como ajudar os usuários do TikTok a fazer a transição para o Instagram.
Vantagem do Instagram
Usuários nos EUA disseram que provavelmente assistiriam ao Instagram Reels após o banimento do TikTok, de acordo com uma pesquisa recente. Entre os anunciantes, a vantagem do Instagram parecia ainda mais evidente, com a maioria dizendo que seus clientes mais queriam anunciar no Reels este ano. A Meta e o Google não são as únicas empresas tentando capitalizar sobre a possível desgraça do TikTok. O Substack, a startup de newsletters, anunciou um prêmio de US$ 25.000 para o criador cujo vídeo convencer o maior número de TikTokers a postar sobre como se juntar ao Substack. O Clapper, um aplicativo de vídeos curtos semelhante ao TikTok, ofereceu US$ 200 por cada vídeo que fizessem anunciando seu site como um destino para refugiados do TikTok.
Júlio Rossato